Porque uma
história real?
Eu com 15 anos
Vamos voltar aos anos 90, em uma escola Francesa no Rio de Janeiro. Lá eu sofria bullying por alunos e professores, há vários anos.
Por conta do estresse moral e físico, eu tive Nanismo Psicossocial, condição desconhecida nessa época, mas que provoca um “congelamento” no crescimento e desenvolvimento da criança. Com 15 anos eu tinha corpo e estatura de 9 anos (dá uma espiada na foto).
Eu com 15 anos
Beirando uma depressão, eu criei personagens para aliviar a tensão de todos os dias na escola. Esses personagens foram uma válvula de escape e me faziam sorrir a cada dia.
Um dia decidi expor os desenhos na escola, sem que ninguém visse. Virei a cartunista misteriosa. Foi um sucesso e o início de um caminho de uma linda jornada de cura.
Após um tratamento hormonal, visitar psicólogos com frequência e conseguir vencer a timidez patológica, decidi ir estudar artes na França, meu grande sonho.
No meu trabalho de TCC decidi apresentar o tema “Crica e Kiki” que foi imediatamente barrado pelo meu orientador, faltando dois meses para a apresentação. Mas eu segui e, mesmo com todas as dificuldades encontradas, o meu trabalho ganhou menção honrosa do Ministério da Cultura Francês. Isso foi em 2001.
Em 2007 voltei ao Brasil, abri uma empresa, casei e tive um filho. Não tinha muito tempo para me dedicar às personagens. Havia tentado publicar na França sem sucesso, mas um dia eu tentaria de novo.
Em 2019 criei o canal do Instagram e, rapidamente, foi um sucesso. Pessoas se reconheciam na Crica, conversavam via rede e agradeciam a alegria que essas personagens traziam aos seus quotidianos.
Foi aí que eu tive a certeza: eu precisava fazer um livro, fazer nascer a Crica virtual no mundo real. Precisava contar a minha história e como a arte fez diferença em minha vida e, então, em folhas impressas e coloridas, apresentar as personagens ao mundo.
Junto com a Claudia Schroeder que soube dar a “voz” à Crica, o livro nasceu em outubro de 2023 com o apoio da gráfica Click Impresso. A Editora Cinco Gatas foi responsável pela publicação e lançamento. E graças a esse time de pessoas maravilhosas, a Crica vem ganhando cada vez mais visibilidade e encantando mais crianças, adolescentes e adultos.
É um grande sonho que virou realidade.